Atualizado em 12/08/2022
Separamos neste manual as questões mais frequentes referentes ao eSocial, sendo eles:
180 - O Vínculo Trabalhista não foi localizado
303 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF
304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF
358 - Não foi localizado o Evento de CAT com o número de recibo de entrega informado, ou o mesmo e invalido
272 - A inscrição informada deve ser o CPF do empregador, caso de empregador doméstico, ou ser um estabelecimento do empregador devidamente cadastrado no sistema no período;
130 - É necessário existir informação cadastral do empregador para o período;
1557 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF: XXXXXXXXXXX, Matricula: XXXX.
1. O que fazer ao receber o retorno 0017 - "A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD"?
R: Ao enviar um registro e receber com o retorno 0017 A estrutura do arquivo está em desconformidade com o esquema XSD, indica que o arquivo XML contém tags obrigatórias não preenchidas, ou seja ausência de informações. Para solucionar a ocorrência, é necessário seguir as etapas:
Mensagem de erro:
Observando o erro, agora ele apresenta a lista de possíveis 2 tags esperadas: agNoc e respReg. A análise não muda por causa dessa mensagem. Abrir o arquivo XML com erro, localizar na estrutura os campos e comparar com o leiaute.
2. O que fazer ao receber um dos retornos, 180 - O Vinculo Trabalhista não foi localizado, 303 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF ou 304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF?
R: Os Erros 180, 303 e 304 estão relacionados ao Vínculo Trabalhista do Funcionário. Onde se referem aos dados do funcionário que foram enviados ao eSocial e estão divergentes do que foi registrado pelos eventos S-2190, S-2200 ou S-2300. Ou seja, a MATRÍCULA ou CPF do funcionário está divergente do que foi cadastrado pelo sistema de RH em um destes 3 eventos.
Observação: Em alguns casos, possa ser que o envio de Data do Evento, Data Início Condição/CAT/Afastamento ou ASO é anterior ao evento de admissão do colaborador.
Para resolver a ocorrência, são necessárias algumas etapas:
1. Verificar com o Sistema de RH qual foi a matrícula enviada nestes eventos ou verificar dentro do próprio Portal eSocial.
Por meio da mensagem de erro retornada:
Acessando o o arquivo XML com o erro e localizar na estrutura os campos com as tags.
Uma vez que a tag codCateg está no arquivo XML, significa que não foi preenchido a matricula no cadastro do funcionário, ou o parâmetro de utilizar Matrícula RH está habilitado na tela de Parâmetros do eSocial, e que foi preenchido, foi o campo Matrícula ou vice-versa.
Caso identifique esse erro, basta efetuar o cadastro correto da matrícula ou apenas desabilitar/habilitar o parâmetro Matrícula na tela 1162 - Parâmetros eSocial, reprocessar o registro, assinar e aguardar o envio.
3. O que fazer ao receber o retorno 358 - Não foi localizado o Evento de CAT com o número de recibo de entrega informado, ou o mesmo e inválido?
R: Este erro ocorre quando está se utilizando a mesma CAT que foi concluída e enviada ao eSocial para enviar uma CAT de Reabertura. Para resolver a ocorrência, são necessárias algumas etapas:
1. Criar um novo registro de CAT como reabertura.
2. Informar o número do recebido da CAT Inicial visualizado dentro do Portal eSocial ou no XML do arquivo concluído na CAT de reabertura.
Preencha o campo "Número da CAT Origem" que será aberto ao selecionar "Reabertura ou Comunicado de Óbito":
Fonte: Soc®