25. Erros Frequentes eSOCial

Atualizado em 12/08/2022

Separamos neste manual as questões mais frequentes referentes ao eSocial, sendo eles:

180 - O Vínculo Trabalhista não foi localizado
303 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF
304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF
358 - Não foi localizado o Evento de CAT com o número de recibo de entrega informado, ou o mesmo e invalido
272 - A inscrição informada deve ser o CPF do empregador, caso de empregador doméstico, ou ser um estabelecimento do empregador devidamente cadastrado no sistema no período;
130 - É necessário existir informação cadastral do empregador para o período;
1557 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF: XXXXXXXXXXX, Matricula: XXXX.

Erros que podem ser corrigidos no SOC

1. O que fazer ao receber o retorno 0017 - "A estrutura do arquivo XML está em desconformidade com o esquema XSD"?
R: Ao enviar um registro e receber com o retorno 0017 A estrutura do arquivo está em desconformidade com o esquema XSD, indica que o arquivo XML contém tags obrigatórias não preenchidas, ou seja ausência de informações. Para solucionar a ocorrência, é necessário seguir as etapas:

1. Identificar a mensagem de erro dos campos que estão incorretos. 2. Comparar o arquivo XML gerado pelo SOC com as informações do leiaute do eSocial. 3. Identificar a ocorrência e corrigir no sistema. Exemplo 1:

Mensagem de erro:




Conforme o erro acima, é possível identificar que alguma das tags respReg, ideOC ou cpfResp possui algum tipo de erro. Na própria mensagem, indica que possui um elemento esperado, ou seja, possivelmente não foi preenchido no XML.

Agora, devemos abrir o arquivo XML com o erro e localizar na estrutura os campos para serem comparados com leiaute.



Identificado que o campo cpfResp está ausente.

Exemplo 2:

Mensagem de erro:




Identificamos que o problema está em uma das tags infoAmb, tpInsc ou dscSetor. Mas na própria mensagem, indica que possui um elemento esperado dscSetor, ou seja, possivelmente não foi preenchido no arquivo XML. Agora, devemos abrir o arquivo XML com o erro, localizar na estrutura os campos e comparar com o leiaute.



Identificado que o campo descSetor está ausente, ou seja não preenchido no sistema.

Exemplo 3:

Mensagem de erro:



Observando o erro, agora ele apresenta a lista de possíveis 2 tags esperadas: agNoc e respReg. A análise não muda por causa dessa mensagem. Abrir o arquivo XML com erro, localizar na estrutura os campos e comparar com o leiaute.

Neste exemplo, foi possível identificar que nenhuma das informações referente ao responsável ambiental foi emitida, todas estão ausentes.


2. O que fazer ao receber um dos retornos, 180 - O Vinculo Trabalhista não foi localizado, 303 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF ou 304 - Não existe um Contrato de Trabalho para o CPF?
R: Os Erros 180, 303 e 304 estão relacionados ao Vínculo Trabalhista do Funcionário. Onde se referem aos dados do funcionário que foram enviados ao eSocial e estão divergentes do que foi registrado pelos eventos S-2190, S-2200 ou S-2300. Ou seja, a MATRÍCULA ou CPF do funcionário está divergente do que foi cadastrado pelo sistema de RH em um destes 3 eventos.

Observação: Em alguns casos, possa ser que o envio de Data do Evento, Data Início Condição/CAT/Afastamento ou ASO é anterior ao evento de admissão do colaborador.

Para resolver a ocorrência, são necessárias algumas etapas:

1. Verificar com o Sistema de RH qual foi a matrícula enviada nestes eventos ou verificar dentro do próprio Portal eSocial.

2. Uma vez com a matrícula correta em mãos, faça a verificação dentro do SOC para saber se a mesma se encontra cadastrada e se está constando corretamente no arquivo XML. É possível identificar por meio de duas formas as informações enviadas:

Por meio da mensagem de erro retornada:




Acessando o o arquivo XML com o erro e localizar na estrutura os campos com as tags.






Uma vez que a tag codCateg está no arquivo XML, significa que não foi preenchido a matricula no cadastro do funcionário, ou o parâmetro de utilizar Matrícula RH está habilitado na tela de Parâmetros do eSocial, e que foi preenchido, foi o campo Matrícula ou vice-versa.

Caso identifique esse erro, basta efetuar o cadastro correto da matrícula ou apenas desabilitar/habilitar o parâmetro Matrícula na tela 1162 - Parâmetros eSocial, reprocessar o registro, assinar e aguardar o envio.


3. O que fazer ao receber o retorno 358 - Não foi localizado o Evento de CAT com o número de recibo de entrega informado, ou o mesmo e inválido?
R: Este erro ocorre quando está se utilizando a mesma CAT que foi concluída e enviada ao eSocial para enviar uma CAT de Reabertura. Para resolver a ocorrência, são necessárias algumas etapas:

1. Criar um novo registro de CAT como reabertura.
2.
Informar o número do recebido da CAT Inicial visualizado dentro do Portal eSocial ou no XML do arquivo concluído na CAT de reabertura.

Preencha o campo "Número da CAT Origem" que será aberto ao selecionar "Reabertura ou Comunicado de Óbito":


Ao preencher todas as informações da CAT de reabertura, inclusive o número da CAT de origem, ao gerar o registro o número de origem será contemplado na tag nrRecCatOrig:




Estando todas as informações corretas, o arquivo será gerado com o status de "Concluído".
Erros que não podem ser corrigidos no SOC

No SOC podem ser retornados erros referentes à outros eventos que não são de SST. Por exemplo, o eSocial recebe todos os envios dos eventos e realiza a validação/cruzamento das informações, ou seja, os dados referente ao cadastro dos funcionários enviados nos eventos de folha devem ser iguais aos enviados nos eventos de SST controlados pelo SOC. Sendo assim, podem ser retornados erros com divergências de informações, onde será necessário entrar em contato com o responsável pelo envio dos eventos de folha, como por exemplo S-1000, e confirmar se os dados enviados estão em conformidade com os dados preenchidos no SOC. Neste caso, os erros mais frequentes que são retornados pelo eSocial, são:


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