Diálogo Diário de Segurança DDS é uma conversa com os trabalhadores da empresa acerca dos perigos = riscos no trabalho, e como evitá-los.
O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) tem essa característica para conscientizar uma equipe sobre as melhores práticas de segurança, saúde, meio ambiente e também sobre a saúde mental.


É possível prevenir acidentes de trabalho utilizando técnicas e alguns instantes iniciais por dia, sem custo direto e imediato, você acreditaria? Pois isso existe, é o DDS — Diálogo Diário de Segurança. Vamos conhecer melhor!

Sabemos que apostar em qualidade de vida, bem-estar e segurança do colaborador é um investimento que ainda algumas empresas não perceberam o retorno como isso pode realmente colaborar com o negócio.

Afinal, esse profissional precisa estar com a saúde física e mental íntegra para fazer o seu melhor, e ter um bom rendimento no trabalho. Funcionário protegido, seguro, aumenta sua auto-estima, representando ambiente saudável e o resultado é aumento de produtividade!


* Quer saber mais sobre os benefícios do DDS, benefícios e como aplicá-lo na sua Organização/Empresa?

Então, continue a leitura porque é sobre isso que iremos compartilhar com Você.


O que é DDS?




Como o próprio nome já diz, o Diálogo Diário de Segurança | DDS é uma conversa com os trabalhadores sobre os riscos/perigos no ambiente de trabalho e como evitá-los.
Mas, não é somente esse assunto que pode ser tratado, por exemplo sejam relacionados à saúde, ao meio ambiente, à saúde mental e emocional e às boas práticas também devem estar no roteiro dessas conversas, diálogos diários.


É um recurso do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para conscientizar os funcionários para a prevenção de acidentes, assim como para que cada um exerça as suas funções de maneira segura, envolvendo todos e terceiros, não somente os fucionários da empresa diretamente.


Além dessa função conscientizadora, o DDS também é uma forma de reunir e integrar a equipe, ajudando na troca de informações quais podem evitar os danos à saúde de todos os profissionais. Esse contato diário naturalmente socializa os mais importantes aspectos de saúde e segurança envolvendo pessoal administrativo, operacional e técnico.


Como funciona?


Cada dia, adota-se um tema diferente para a conversa com os colaboradores. As informações são repassadas ao grupo reunido por meio de um bate-papo, que deve ser conduzido por um técnico ou engenheiro de segurança do trabalho.

No entanto, qualquer outra pessoa com conhecimento do assunto pode falar sobre o tema exposto. Assim, podem cumprir essa função supervisores, gerentes e especialistas das áreas abordadas. É importante, porém, preparar uma boa apresentação informal, rica de informações para os colaboradores.


O DDS não demanda muito tempo, até mesmo para não ficar maçante e repetitivo. De 5 a 15 minutos, diariamente, são suficientes para um bom resultado. A dica é não avançar além desse limite, pois pode ser contraproducente. O momento ideal para ser feito é antes do início do expediente- com a cabeça fresca, o colaborador consegue assimilar melhor tudo o que foi passado.


A importância do DDS?


O aspecto mais importante da adoção de práticas de DDS reside na conscientização dos valores da prevenção que é capaz de promover junto aos trabalhadores. É um trabalho constante, oferecido todos os dias, em doses homeopáticas.

Dessa forma, se consegue construir um conjunto de preceitos preventivos e maneiras práticas para sua aplicação no dia a dia. Por essa razão, se constitui em uma importante ferramenta para o desenvolvimento de uma cultura de segurança na empresa.


Quais são os benefícios do DDS?


Entre todos os tipos de ações para a promoção da saúde e da segurança do trabalho, por que se destaca a utilização do DDS como ferramenta para esse fim? Que benefícios a aplicação desse sistema pode oferecer para a organização e para os seus colaboradores? Confira a seguir os principais efeitos que a utilização do DDS promove.


Reforça a informação sobre segurança


O DDS pode ser utilizado como uma forma de reforço de conhecimentos que já foram antes passados em treinamentos, palestras e cursos diversos. É sempre bom relembrar como se faz determinado procedimento de emergência ou como cuidar da alimentação, por exemplo. Nesse sentido, portanto, é um bom instrumento de reciclagem.


Dinamicidade

Por ser mais dinâmico, o DDS tem maior aceitação por parte dos trabalhadores. Conversar um pouquinho por dia sobre determinado assunto é menos cansativo do que ficar horas ouvindo, não é verdade? Além disso, essa interação permite uma aproximação maior, deixando o colaborador mais à vontade para tirar dúvidas, e assim gera o engajamento na causa prevencionista.


Redução o número de acidentes


Um dos objetivos da adoção do DDS é a redução dos riscos de acidentes de trabalho, por meio da conscientização e pela orientação para a utilização adequada das normas de segurança. Como o assunto é tratado frequentemente, com abordagens diárias, o funcionário terá sempre um impulso para estar mais alerta.


Promove mais saúde


Outra intenção do DDS, ampliando a concepção de saúde e segurança, é esclarecer sobre como cuidar da saúde física e mental. Um colaborador saudável significa menores taxas de absenteísmo e menos afastamentos, assim como maior engajamento, resultando em maior produtividade.


Promove a integração entre os colaboradores


Por meio de um diálogo aberto e eficiente envolvendo todos os membros da equipe, é possível promover maior integração e uma importante troca positiva de informações. Maiores cuidados com a segurança beneficiam a todos, evitam perdas e danos à saúde e asseguram a integridade física de toda a equipe.


Valoriza os colaboradores

Um bate-papo diário com os colaboradores, sobretudo quando comparecem lideranças e outros profissionais em conformidade com o tema do dia, valoriza o colaborador. Iniciativas dessa natureza, que integram a liderança e a equipe, aumentam a autoestima dos trabalhadores.


Por que aplicar o DDS?


Promover a saúde, segurança e qualidade de vida é fundamental para qualquer empresa. O Diálogo Diário de Segurança é uma ferramenta simples, prática e indispensável para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.


Como já foi demonstrado e o próprio nome sugere, trata-se de uma conversa quase informal para conscientizar os funcionários sobre os riscos e o que pode ser feito para mitigá-los ou minimizá-los, tornando a equipe mais saudável e produtiva. Mas, por que sua empresa deve considerar seriamente a iniciativa de aplicar o DDS? 


As razões para sua adoção são bem simples, objetivas e podem ser resumidas nos três aspectos indicados a seguir:

Agora que você conhece as principais razões para implementar o DDS na sua empresa, confira algumas dicas de quando e como realizá-lo e coloque essa estratégia em prática agora mesmo!


Como aplicar DDS na minha empresa?


Por tratar-se de abordagens curtas e diárias, é conveniente ser bastante objetivo nas colocações. Além disso, sempre que possível, procure deixar uma pergunta no ar para os participantes levarem com eles.

Se for necessário, faça uso de apresentações visuais curtas, capazes de prender melhor a atenção dos colaboradores. E adote sempre uma programação dos temas com antecipação de, pelo menos, uma semana.

Agora que você já sabe a importância e os benefícios do DDS, chegou a hora de aprender como aplicá-lo na sua empresa de forma a trazer bons resultados.

Informe os funcionários


Tudo começa pelo comunicado aos colaboradores sobre o que é e como é feito o DDS. Fale sobre o local e o horário em que será realizado, deixando-os a par de tudo pois, assim, sentirão que a empresa está atenta e se importa com a sua integridade.


Valorize cada encontro


Considere cada encontro matinal para o DDS como uma iniciativa importante e indispensável no processo de desenvolvimento da cultura de segurança da organização. Assim, valorize as experiências desses encontros em conversas informais e peça sugestões de temas para serem desenvolvidos.


Tenha foco

Quando fizer a programação para a semana, estabeleça um objetivo para cada DDS e o que você espera com a conversa que será conduzida. Mantenha o foco durante todo o bate-papo e evite dispersões para que todos os conhecimentos sejam assimilados pelos participantes.


Leve casos reais


Nada melhor para reforçar o aprendizado do que saber de casos reais. Leve algumas histórias do que pode acontecer se o funcionário não cumprir as normas de EPIs, por exemplo. É comum as pessoas se sensibilizarem mais e se conscientizarem sabendo de algo que já ocorreu em determinadas situações.


Mantenha uma linguagem simples


De nada vai adiantar o DDS se os colaboradores não entenderem o que foi tratado, portanto, não use jargões e palavras técnicas demais. Prefira uma linguagem leve e simples, pois prende mais a atenção dos participantes e o conteúdo é assimilado com mais facilidade.

Incentive a participação


A troca de informação é sempre muito produtiva. Abra alguns minutos finais para a contribuição dos colaboradores. Trazê-los para a discussão é uma maneira de chamá-los para as responsabilidades que têm com a sua segurança e a dos colegas.


Registre tudo


Tenha todos os DDS documentados para ter maior controle sobre o que já foi falado e qual foi a reação dos participantes. A partir desses registros, você tem noção das maiores dúvidas dos colaboradores e pode tirar mais ideias do que abordar nas próximas conversas.


Apresente assuntos atuais


Além das conversas convencionais de segurança e saúde, convém falar sobre questões da atualidade, desde que tenham a ver com o tema de bem-estar e prevenção de acidentes, obviamente. Evite falar sobre assuntos que possam causar polêmica e mal-estar. Algumas sugestões são:


Faça referências ao DDS ao longo do dia

Consolide a importância das conversas matinais no DDS fazendo comentários a respeito sempre que surgirem situações pertinentes. Dessa forma, você traz as discussões realizadas para a realidade do dia a dia da empresa.


Quais os principais temas para DDR?

Os diálogos diários devem versar sobre saúde e segurança no trabalho. Assim, adotando-se as concepções mais amplas dos termos, considere os principais grupos de temas, entre outros, como mostrados a seguir.


Segurança no trabalho


Saúde


Meio Ambiente







Seja um Cliente Inmetra®.

Quer saber mais? Solicite orçamento SST.

Assinar Newsletters? Sim, eu quero.