30 Setembro, 2021
O eSocial do Governo teve em 13-outubro-2021 o início das obrigações em SST do Grupo I ( empresas com faturamento acima de 78 MM/bruto em 2016). Os Eventos SST 2210, 2220, S-2230 e 2240 devem ser enviados no formato XML previsto no Manual do eSocial do Governo Simplificado 1.0, e para os envios é necessário uma tecnologia capaz de produzir os arquivos XMLs em tempo real para transmissão no mês subsequente até o dia 15 de cada mês, exceto a CAT ( S-2210 )quando ocorrer acidente de trabalho, tendo a necessidade de enviar em até 24h da ciência do empregador sobre os fatos ocorridos na empresa, ou a serviço da empresa, bem como registrar CAT por motivos de doenças ocucpacionais.
Mais do que isso, as empresas devem considerar que mesmo tendo o sistema contábil, qual certamente todos já devem ter as funcionalidades relativamente aos envios XML dos Eventos SST mencionados acima, é importante considerar que uma coisa é a funcionalidade, e a outra são justamente as informações de saúde e segurança do trabalho, pois se engana em acreditar que as contabilidades teriam tempo e de certa forma expertise para alimentar informações sistêmicas quanto ao tipo de exame, código do mesmo, datas, afastamentos, CIDs, riscos ocupacionais e correto enquadramento, e assim por diante.
Ainda que a contabilidade, ou contador na empresa tivesse toda a vontade do mundo, dependeria exatamente dele para lançar tais informações, e esse desvio de tarefa e tempo necessário simplesmente até poderia atingir o objetivo em parametrizar as muitas, ou até poucas informações de SST, mas se a empresa é de pequeno porte e médio certamente vai terceirizar os serviços contábeis, e se esta empresa é grande, terceirizando ou não os serviços contábeis, eis que não ele exatamente quem iria lançar todas as informações em SST, e logo com isso vai gerar inconsistência entre o realizado e lançado, por conta de alinhamento em tempo real das informações relativamente ao eSocial do Governo.
Mesmo porquê o Governo vai ampliar na medida que se evoluam as adequações para outros itens a serem inseridos no eSocial.
Por meio da funcionalidade da Plataforma SST WEB em SOCGED, é possível realizar uma Gestão de Documentos de forma estratégica e digital, permitindo o controle do fluxo de dados e o envio das informações para Clientes, Parceiros e até mesmo para o Governo Federal, como no caso do eSocial.
Empresas com conceito sustentável, ou políticas de gestão ambiental também obtém benefícios com a tecnologia SST 100% DIGITAL, pois podem gerar documentos diretamente no SOCGED, mantendo seu acervo 100% com as documentações e escriturações digitais.