A tela de característica do perigo/fator de risco apresenta uma série de informações, separadas em abas, relacionadas à fase de identificação e avaliação dos riscos, conforme previsto no GRO.
Para visualizá-la, siga estes passos:
1. Acesse Menu > Cadastros > Segurança > Grupo de Exposição ou utilize o código 192.
2. Habilite a opção Consulta e Aplicação de Riscos e selecione o Risco desejado.
3. Clique no ícone
Característica do Risco e selecione o contexto a ser visualizado.
Se você precisa de mais informações sobre o procedimento para aplicação e caracterização dos riscos, consulte o manual: Aplicando e caracterizando o perigo/fator de risco
Neste manual, confira o detalhamento de cada uma das informações dessa tela e suas respectivas regras no SOC.
IMPORTANTE: Essa funcionalidade é uma nova versão da tela de Característica do Risco, que apresenta uma interface mais intuitiva e eficiente. Se você precisar ou desejar retornar à versão antiga, clique no botão Versão clássica disponível na parte superior. Ao retornar para a versão clássica, algumas funções e campos não estarão presentes.
Exemplo:
Veja mais detalhes sobre a versão clássica da tela no manual: Gerenciando Características do Risco
Cabeçalho
Ao acessar a tela, algumas informações estarão disponíveis no cabeçalho:

- Contexto: Exibe a hierarquia onde o risco está aplicado. Se a empresa utilizar GHE, será apresentado o nome do GHE.
- Número de funcionários: Quantidade atual de funcionários expostos ao perigo/fator de risco neste contexto. Só serão contabilizados os funcionários que não estão inativos.
Essa informação não será exibida quando:
- A aplicação do risco for feita diretamente em um funcionário (FU).
- Você estiver consultando/editando um histórico ou uma projeção da característica.
- Versão: Apresenta o período de vigência da versão da característica, além de informar se a mesma é um histórico, uma projeção ou está vigente. Essa informação não estará disponível quando você estiver incluindo a característica pela primeira vez, apenas na edição e/ou consulta.
- Vigente: É a versão da característica que contempla a data atual, e que será considerada para exibição em relatórios e documentos. É possível ter apenas uma característica Vigente por aplicação.
- Histórico: Correspondem a caracterizações passadas, com período anteriores à data atual. É possível vários registros com status de Histórico por aplicação.
- Projeção: Correspondem a caracterizações com datas futuras. São, como diz o nome, projeções, uma hipótese, de como será a caracterização dessa hierarquia no período indicado. Também é possível ter vários registros de Projeções para a mesma característica.
Aba Introdução
As informações desta aba estão diretamente relacionadas ao item 1.5.4.3 da NR 1 (GRO).
- Perigo/Fator de risco: Este campo exibirá o nome do agente que está sendo caracterizado.
- Descrição: Aqui, insira informações referentes ao perigo/fator de risco identificado para detalhar os aspectos da exposição ao mesmo.
- Possíveis lesões ou agravos à saúde: Corresponde às consequências que podem acontecer para os funcionários expostos ao perigo/fator de risco. Se necessário, você pode utilizar o botão
para selecionar textos cadastrados na tela de Textos Detalhados para este campo.
- Fontes ou circunstâncias: Selecione as fontes ou situações que geram a exposição ao perigo/fator de risco. As opções deste campo estarão disponíveis conforme o cadastro de Fontes Geradoras.
Se necessário, clique no botão
para incluir uma nova Fonte e vinculá-la automaticamente nesta característica. Será exibida uma janela com a tela de cadastro da Fonte Geradora. Você precisará possuir acesso à inclusão de Fonte Geradora para usar este botão.
Aba Prevenção e controle
Nesta aba, serão informadas as medidas de prevenção implementadas para eliminar, reduzir ou controlar os riscos identificados. Os dados aqui configurados fazem referência ao item 1.5.5.1 da NR 1 (GRO).
- Medidas coletivas (EPC): Selecione as medidas coletivas adotadas. As opções deste campo são provenientes da tela de cadastro de EPC.
Se necessário, clique no botão
para incluir um novo EPC e vinculá-lo automaticamente nesta característica. Será exibida uma janela com a tela de cadastro do EPC. Você precisará possuir acesso à inclusão de EPC para usar este botão.

- Medidas administrativas: Informe as medidas administrativas ou de organização do trabalho implementadas. Se necessário, você pode utilizar o botão
para selecionar textos cadastrados na tela de Textos Detalhados para este campo.
- Medidas individuais (EPI): Em caso de inviabilidade técnica e/ou insuficiência da adoção de medidas coletivas e administrativas, a empresa pode optar pela utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e deverá informá-los neste campo. As opções estarão disponíveis conforme o cadastro de EPI da empresa.
Se necessário, clique no botão
para incluir um novo EPI e vinculá-lo automaticamente nesta característica. Será exibida uma janela com a tela de cadastro do EPI. Você precisará possuir acesso à inclusão de EPI para usar este botão.
Observação: Para vincular o CA utilizado, salve as alterações e clique no botão
ao lado do EPI. Com isso, o botão será alterado para
.
Exemplo:

Aba Exposição
Neste grupo de informações, constam os dados relacionados à análise da exposição ao risco, definindo o seu critério, perfil de exposição e resultado de medições (se houverem).
- Critério: Selecione se o critério da análise foi Qualitativo, Semi-quantitativo ou Quantitativo. As opções estarão disponíveis conforme as regras:
- Qualitativo: Apenas para riscos configurados em seu cadastro como Qualitativo, ou para riscos configurados como Quantitativo ou Por Faixa de conforto e que ainda não possuem medições registradas.
- Semi-quantitativo: Apenas para riscos configurados em seu cadastro como Quantitativo ou Por Faixa de Conforto.
- Quantitativo: Apenas para riscos configurados em seu cadastro como Quantitativo ou Por Faixa de Conforto.
- Perfil de exposição: Este campo pode ser utilizado para detalhar e embasar tecnicamente os resultados da análise da exposição do risco. Se necessário, você pode utilizar o botão
para selecionar textos cadastrados na tela de Textos Detalhados para este campo.
- Medições: Aqui, você poderá registrar as medições realizadas para este perigo/fator de risco.
A inclusão de medições ficará disponível apenas quando o critério for Semi-quantitativo ou Quantitativo.
A inclusão da medição será possível somente após Salvar a versão da característica, por meio do botão +Adicionar medição.
Exemplo:

Observações sobre medições:
- Quando você estiver consultando uma característica vigente, as Medições serão exibidas separadas entre Medições atuais (dentro do período vigente) e Históricos e Projeções (pertencentes às demais versões da característica).
- Você só poderá incluir medições que estejam dentro do período de alguma característica existente, seja ela histórico, projeção ou vigente.
Aba Avaliação
Nesta etapa, informaremos os dados conclusivos em relação à análise da exposição do perigo/fator de risco, determinando a classificação e o nível do risco, levando em consideração a severidade e a probabilidade de sua ocorrência.
A relação desses dados corresponde ao item 1.5.4.4 da NR 1 (GRO).
- Classif. Efeito: Neste campo, defina a classificação de efeito do risco, que também pode ser entendida como a severidade do mesmo. O nome desse campo e as opções disponíveis são provenientes da Matriz de avaliação de risco utilizada pela empresa.
- Frequência: Aqui, você deve selecionar a frequência/probabilidade de ocorrência do risco. O nome desse campo e as opções disponíveis também são provenientes da Matriz de avaliação de risco utilizada pela empresa.
- Nível de risco: Apresentará o resultado da combinação entre a classificação de efeito e a frequência selecionadas nos campos acima, de acordo com a Matriz de avaliação utilizada. Esse campo só será exibido se a opção Filtrar riscos pelo nível de risco estiver habilitada nos Parâmetros Gerais.
- Classificação: Este campo representa uma classificação do risco considerando a sua aceitabilidade e importância para fins de prevenção. Com base nos resultados da análise, selecione se o risco é Aceitável, Tolerável ou Não aceitável.
- Ações necessárias: Aqui, você pode informar, de maneira breve, as medidas propostas para reduzir ou eliminar a exposição ao risco, de acordo com o resultado da avaliação. Se necessário, você pode utilizar o botão
para selecionar textos cadastrados na tela de Textos Detalhados para este campo.
- Observações: Campo destinado à inclusão de observações complementares.
Você também poderá clicar no botão
para consultar a matriz utilizada atualmente pela empresa, ou usar o botão de engrenagem
para alterá-la. Por padrão, já estará pré-selecionada a matriz que está configurada nos Parâmetros Gerais da empresa.
Aba eSocial
Aqui, você deve preencher campos relacionados ao leiaute S-2240 do eSocial.
- Equipamentos: Habilite se a empresa faz uso de EPIs e/ou EPCs, e se estas medidas são eficazes.
- Observações referente a registros ambientais: Descreva aqui observações complementares em relação aos registros ambientais.
- Descrição da metodologia dos riscos ergonômicos: Detalhe aqui a metodologia utilizada para levantamento dos riscos ergonômicos. Este campo será exibido apenas se o risco estiver configurado como Ergonômico em seu cadastro.
Observação: Depois de salvar a característica, se existirem informações incompletas ou incorretas para o eSocial e a opção Exibe inconsistências eSocial estiver habilitada para o leiaute S-2240 nos Parâmetros eSocial, será exibida uma faixa no topo da tela. Clique no botão Verificar para identificar os erros e realizar as devidas correções.

Aba Outros
Por último, esta aba apresenta outras informações relevantes para a caracterização do perigo/fator de risco.
- Adicionais: Configure se o risco ocupacional contempla algum adicional aos trabalhadores expostos: Insalubridade (mínimo, médio ou máximo), Periculosidade ou Aposentadoria Especial (15, 20 ou 25 anos).
- Tempo de exposição: Preencha o tempo que os colaboradores ficam expostos ao agente de risco avaliado.
- Orientação / Efeitos potenciais / Fundamentação legal / Conclusão: Nestes campos, se necessário, você poderá incluir conteúdos específicos para embasar cada um desses aspectos. Além disso, também será possível utilizar o botão
para selecionar textos cadastrados na tela de Textos Detalhados para este campo.
Ao finalizar o preenchimento da característica, clique em
.
Nesse momento será necessário definir o período dessa versão. Preencha a data Início, e defina se existe uma data Final, ou se será considerado Até o momento, quando não houver uma data final estabelecida. Em seguida, clique em
.
De acordo com o período incluído, será definido o status dessa característica: Vigente, Histórico ou Projeção.
