>> Aviso: Na semana do Natal dia 23 (quinta-feira ) funcionaremos até às 13h. Na semana seguinte de segunda à quarta feira até às 17h. Desejamos Boas Festas!   ***    Você sabia que toda empresa deve nomear um gestor que denominamos RE - Responsável E-SOCIAL do Governo, para acompanhar os eventos SST ao retornar com inconsistências com base o novo layout do e-Social do Governo?  ***    Mantenham a visualização em Avisos no topo do site para acompanhar algumas publicações. Utilizem diretamente a Plataforma SST WEB Soc e repassem as informações com a devida descrição de Setores e Cargos da empresa e tipo de vínculo e-Social na tela 232 cadastro de colaboradores. Também mantenha-se atento aos comunicados. Sugerimos atualizar seus e-mails e telefones com a iNMETRA para tornar o suporte Service-Desk mais eficiente em casos de dúvidas sobre SST.
Voltar

10 Agosto, 2021

PRECISA ERGONOMIA NO TRABALHO NR17

A importância da ergonomia do trabalho é assunto que precisa ser acompanhado no dia-a-dia das empresas.

Seus processos produtivos sofrem alterações, ou eventos quais justamente acarretam um esforço sobremaneira de carga no levantamento e transporte de peso. É muito fácil acometer um determinado indivíduo de uma lesão por não observar os critérios corretos para o transporte de material e levantamento de peso.

Imagine uma empresa num determinado momento recebendo em seu estoque uma grande quantidade de insumos e materiais, que embora possam até ser de peso considerado leve, mas se transportados de maneira inadequada, e por conta da repetição de movimentos corporais no transporte de materiais acabam gerando lesões mínimas, e até agravamentos das mesmas, quando deveria ter o colaborador a consciência na utilização de meios quais minimizem tais exposições, a exemplo carrinhos de apoio, utilização de elevador de cargas, maneira correta de "pegada" de materiais, dentre outros aspectos fisiológicos quais permitam um trabalho seguro.

Para isso a legislação compele ao empregador a necessidade de realizar treinamentos periódicos para os colaboradores, ao menos uma vez ao ano por ocasião da SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho NR5, ou quando não há a CIPA composta em realizar os treinamentos em conjunto com outros tipos de treinamentos obrigatórios, exemplo treinamentos de EPIS NR6, objetivando a qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho aos colaboradores.

Em alguns casos e segmentos diferenciados ainda se faz necessário todo um estudo mais abrangente de análises ergonômicas do trabalho, consistindo em atender conforme o caso os Anexos I e II da referida NR17 em serviços de Check-out e de Tele-Atendimento.

Autor

Jordao Fabrega
CEO, Inmetra

Seja um cliente preferencial e junte-se ao Grupo.meo | by Inmetra®