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Lista de desejos do RH da empresa

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. RENOVAR EXAMES PERIÓDICOS

> Para renovar os exames periódicos com a nova plataforma SST Web é muito fácil. Acesse o sistema com suas credenciais. Caso não tenha, ou você é o novo gestor de RH fale com nossos consultores e solicite as informações necessárias para obter acesso ao sistema. Para isso solicite através de ticket de atendimento formalmente, se identificando, de preferência com e-mail corporativo para validação e fornecimento ao acesso no sistema.

Com as credenciais de acesso procure antes visualizar alguns videos de como fazer um pedido de exames, emissão de PPP ( serviço é mediante contratação e não é free ), e assim sendo requer seja feita a adesão aos diversos recursos. De fato o sistema é um tanto complexo, e nesse primeiro momento ( implantamos em 2019 o SOC, em descontinuidade ao nosso sistema próprio concebido em 2004 por conta das inúmeras prorrogações do e-social do Governo, quando gerou uma série de transtornos, alto investimentos, mas deixemos esse assunto de lado.)
Contudo sendo uma nova plataforma aos dias de hoje ainda pela complexidade de seus inúmeros recursos tecnológicos é que estamos limitando os acessos aos requisitos mínimos e essenciais às empresas, e na medida que tornem melhor absorvidos os conhecimentos e aplicação dos recursos serão naturalmente liberados as novas funcionalidades e controles às empresas interessadas em uma melhor gestão SST mediante como dissémos por adesão ao sistema.

A INMETRA®já fez o alto investimento na aquisição da Licença de Uso da Plataforma. Nesse sentido sua empresa não precisa ter uma licença diretamente do SOC, pois não é essa a proposta da Plataforma, pois é destinada à prestadores de serviços e não cliente final, exceto mesmo se estivéssemos falando de uma grande empresa, que mesmo assim mais uma vez não justificaria pagar outra licença se nós temos como oferecer o acesso total ao sistema para empresas que tem gestão própria por exemplo de saúde e segurança do trabalho. Não quer dizer que sejamos revenda, mas a Plataforma SST SOC é uma plataforma Admin, isso significa um para muitos clientes, como é na maioria dos sistemas obviamente.

Os exames periódicos sempre são melhores quando realizados nao ambiente da clínica médica. As vezes as empresas pensam que manter o atendimento médico em sua empresa é uma comodidade para ela e seus colaboradores, mas será que é realmente? Vejamos, percebemos que o chamado evento periódicos/exames médicos ocupacionais para algumas empresas é tratado como algo do tipo, se nos permitem - novamente fazer exames - e em ter que mobilizar as pessoas, parar parcialmente a produção, agendar antecipadamente e custear porque sendo feitos na sede da empresa cliente geralmente geram custos quais poderiam ser alocados em outros benefícios aos colaboradores.

Mas então como poderia ser melhor?

Ao nosso modo de ver esse evento chamado EXAMES PERIÓDICOS deveriam acontecer como dito anteriormente na unidade médica preferencialmente. O paciente aqui comparece, por ordem de chegada pois em nossa unidade médica em Santo Amaro há 25 anos sempre atendemos on-demand, ou seja, encaminhado é atendido.

Outro ponto apenas por comentarmos, claro tem que evitar os últimos horários de expediente, e de nada adiantaria liberarem 40 colaboradores 4 horas da tarde para chegarem aqui ao final do expediente como se isso fosse uma boa solução.

O exame periódico deve ser gerido pelo RH durante o ano. Não precisa ter uma data única ou mês único pelo simples fato de que os trabalhadores vão sendo admitidos em diversas datas diferentes durante o ano, digamos assim. Então o RH e ou gestor responsável acessa o sistema, e através de Relatórios e funcionalidades da Plataforma SST Web tem as informações necessárias para tomar decisões e planejar. A primeira coisa a ser realizada é a verificação do efetivo de colaboradores se estão todos corretamente inseridos no sistema, e se tiver alguém ativo que por algum motivo na migração de dados foi considerado ativo basta clicar em alterar e na sequência em inativar e salvar clicando nas opções da tela do sistema, lançando corretamente a data de desligamento do mesmo da empresa. Essa data é importante pois tem reflexos ao PPP do INSS.

Uma atenção especial ao que citamos é que verificado durante a nossa gestão de longa data e com a expertise de mais de 25 anos em atendimento ocupacional que o colaborador se sente muito mais a vontade para ali estando ( no consultório médico ) possa ser melhor avaliado. Vou dar um exemplo bem simples. Uma determinada colaboradora se sentia mal ao ingerir alimentos, e vire e mexe "sic" dizia assim ela ia ao Pronto Socorro para tratar essas dores de estômago de uma gastrite crônica, que pensava ela ser isso. Vejam só, na verdade as tantas idas e tratamentos com remédios para sua gastrite uma vez medicada e em dieta leve os sintomas desapareciam, mas os problemas permanecem, e de tempo em tempo foi piorando, foi indo em Prontos Socorros que não vou comentar aonde e de que forma foi atendida. Precisava de uma atenção melhor, precisava de seguimento, investigação melhor sobre o que relatava. E indo ao nosso consultório médico ocupacional, e apesar do assunto ser relacionado ao trabalho para liberação de seu ASO - Atestado de Saúde Ocupacional, afinal para o trabalho suas queixas e quase nenhuma portanto relacionadas ao trabalho é que na anotação de prontuário médico foram relatados queixas importantes e medicação regular em uso.

Dessa forma para ser bem mais breve, e imagine o vapt-vupt em realizar exames periódicos na sede da empresa porque tem que voltar a trabalhar? Pois muito bem, imagine também a quantidade de faltas e problemas de saúde não identificados gerando perda de dias trabalhados? O fim desse relato é que não havia problema algum de gastrite, e o tratamento estava errado, porquê a paciente achando se tratar de gastrite pela dor que sentia, e não disse ardência ou queimação no estômago é que na unidade médica Inmetra foi solicitado o exame de ultrassom e para a surpresa dela é que seu problema inicialmente não é no estômago, mas sim na vesícula biliar, que sua dor irradiava por toda a região do abdomen, mas como sempre estava relacionada a alimentação gordurosa, e tudo mais é que foram constadas pedras e a necessidade de intervenção cirúrgica no estado que se encontra. Paciente jovem, média 30 anos sem a qualidade de vida e bem estar porquê a maneira que sua saúde estava sendo percebida e tratada estava equivocada.

Diante do exposto, sugerímos para melhor qualidade de atendimento médico ocupacional encaminhe o paciente ( colaborador ) que não tendo nenhum problema de saúde de verdade mesmo e por questões culturais em sua maioria não valorizam esse momento de submter a exames médicos admissionais e periodicos, exceto mesmo quando estão com algum problema de saúde. É mais um menos assim, ninguém gosta de pagar o seguro, mas quando tem o sinistro dá graças à Deus, e pra que recarregar extintores de incêndios se nunca pega fogo? Não podemos ir ao consutório odontológico quando a dor no dente está incomodando, o certo é ir periodicamente. No exame periódico ocupacional podemos fazer muito mais por sua empresa.

Tanto é verdade que temos também agora a solução Atendimento Médico Ambulatorial desde 2015 com ao MEO CENTER - Centro Médico Especializado, onde o RH das empresas já identificam em nós uma maneira diferente e engajamento na saúde de uma forma abrangente. Porque a saúde no trabalho está intrínseca na saúde assistencial, se o colaborador tiver problemas de saúde ele vai faltar, e poderia conosco ter um atendimento ambulatorial concomitante nesse sentido.

post por JORDAO M. FÁBREGA - Diretor CEO

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