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> Sobre e-Social do Governo publicada em 2019:

VOCÊ ESCOLHEU E-SOCIAL DO GOVERNO
| Portaria de n. 1419/2019


(*) Nova Portaria sobre e-Social do Governo - publicado por Jordão M. Fábrega em 02/01/2020.

. PLATAFORMA SST WEB 100% DIGITAL

A Portaria de n. 1419 publicada em 24/12/2019 retoma prazos ao cumprimento do e-Social do Governo. Havíamos comentado sobre a evolução e interesse do Governo acerca do controle e fiscalização eletrônica do cumprimento das Normas Regulamentadoras NRs. Em meados de 2005 foi noticiado por Jordão M. Fábrega que a médio prazo, estimando naquela época algo em torno de 10 anos seguintes já haveria por parte do Governo mecanismos de controle da documentação SST através de Plataformas e layouts que fossem capazes de entregar protocolos de cumprimentos normativos relacionados à saúde e segurança do trabalho.




E nesse sentido criamos a Plataforma WEB-Inmetra® objetivando a cultura por parte de todos os nossos clientes sobre as mudanças e tecnologia onde passariam exigir muito mais atenção sobre as informações da empresa no que tange em destaque, ao que nos competem sobre documentação de saúde e segurança do trabalhador.

Ocorre que ainda algumas empresas-clientes, e digamos boa parte das empresas em todo o Brasil devem ficar atentas e realmente evitarem prazos de última hora. Mas não é por conta de já aderirem ao sistema Plataforma WEB SST, e sim por conta justamente desse novo jeito que aí está por já ser exigido das empresas uma gestão estruturada. É assim que definimos o programa e-social do Governo sob o ponto de vista de como devem atuar as empresas frente as demandas e protocolos técnicos a serem cumpridos. E estamos falando de prazos, modus operandi do STAFF das empresas, ferramentas tecnológicas ( sistema capaz de gerenciar as informações e enviar através de mensageria ) os lotes relativamente ao layout do Governo para a devida validação. Temos que lembrar que o empregador por si só já tem a árdua missão e principal de sobreviver com o seu negócio, e provavelmente focará no que faz, devendo nomear um representante legal da empresa ( geralmente na pequena emprega é o encarregado, a secretária, o Rh da pequena empresa que se auto intitula "Bombril" faz tudo onde perfeitamente é compreensível conforme porte de cada empresa. E não vai achar que bastará pagar para que tudo fique 100% correto, pois é justamente isso que insurge chamarmos a atenção de que haverá a necessidade de trabalhar de forma ESTRUTURADA, consistindo em reunir informações em PLATAFORMA WEB no nosso caso SST para em tempo real trabalhar de forma integrada com os gestores da empresa.



Claro que ainda haverá todo o suporte e maior esforço da contabilidade da empresa no sentido de gerir as informações e disporem ao Governo. Mas como fazer o envio de algo que a empresa NÃO tem ou NÃO FAZ? Estamos falando da necessidade portanto de todos os nossos clientes terem a consciência sobre a demanda que está por surgir ao cumprimento da legislação vigente e com prazos que parecem longos, mas devem ser iniciados os protocolos e culturamento das equipes o mais breve quanto seja possível, para evitar prazos de última hora, pois garantimos que se assim o fizer, não haverá transtornos, mas se deixar para última hora iniciar controles web, orçar documentações SST, realizar os laudos e ajustes na Plataforma WEB SST, poderá acarretar falhas de envio pela demanda tecnológica abrupta.

post 03/01/2020 por JORDAO M. FÁBREGA - Diretor CEO

atendimento@inmetra.com.br

26. Perguntas Frequentes e-Social | PLATAFORMA SST WEB Soc

Separamos neste manual as questões mais frequentes referentes ao eSocial.

Gerais

1.Qual o novo cronograma de envio para os layouts de SST?
R: 
Grupo 1 - 08/01/2020
    Grupo 2 - 08/07/2020
    Grupo 3 - 08/01/2021
    Grupo 4 - 08/07/2021
 

2. De que forma pode-se garantir que o sistema está operando sem que as informações exigidas pelo eSOCial deixem de ser preenchidas?

R: O SOC possui a tela de "Parâmetros eSOCial" que disponibiliza uma série de configurações que obrigam o preenchimento das informações exigidas pelo governo, dentre eles o parâmetro "Obriga campos específicos deste leiaute?". Orientamos que deixe essas configurações ligadas.

3. Quais ferramentas o SOC disponibiliza para garantir que as informações sejam enviadas corretamente?
R: Disponibilizamos recursos para a tratativa dos dados em dois momentos;
Pré-envio: Trata-se do Relatório de Inconsistências que realiza uma varredura nas informações que serão enviadas ao eSOCial, a fim de identificar possíveis erros de acordo com as regras de cada leiaute. Dessa forma, é possível auditar e, se necessário, corrigir as não conformidades.
Além do relatório, é possível verificar as inconsistências em tela e no Portal eSocial, no momento da geração do lote e já corrigí-las, quando realizada a configuração na tela de "Parâmetros do eSocial". 

Pós-envio: Trata-se da tela de interpretação de Retornos do eSOCial, que descreve todas as mensagens que podem ser emitidas pelo ambiente do governo após o envio dos lotes. Com esse recurso, você poderá inserir uma resposta personalizada para registrar as ações a serem tomadas mediante cada retorno.

4. Meu registro retornou com erro pela Mensageria SOC, como posso identificá-lo e corrigi-lo?
R: Quando um registro retornar com erro, as inconsistências identificadas pelo governo serão exibidas no Portal eSOCial juntamente com a informação cadastrada pelo próprio cliente na tela de Interpretação de Retornos do eSocial. Dessa forma, para corrigi-lo, basta seguir as orientações descritas para o erro encontrado. Em seguida, é necessário reprocessar o registro para atualizá-lo.

5. Todas as soluções disponibilizadas pelo SOC retornam as informações na estrutura exigida pelo eSOCial? 
R: Não. A solução Interface Específica com Outros Sistemas (via exporta dados), é baseada em uma estrutura de consumo de dados via serviço (Web Service), onde todos os dados de todos os eventos seguem uma única padronização (wsdl) do SOC. Dessa forma as informações obrigatórias estarão disponíveis para consumo, porém fora do layout do governo.

6. A parametrização para o eSocial, deve ser realizada pela Empresa Principal, ou pode ser realizada por cada Empresa Cliente?
R: A parametrização pode ser realizada tanto na Empresa Principal e copiada para as Empresas Clientes, como também, pode ser realizada diretamente pelas Empresas Clientes.

 

SOCGED / SFTP

1. Preciso criar mais de um tipo de SOCGED, para os leiautes no SOC?
R: Recomendamos que seja criado um tipo de SOCGED para cada leiaute, mas não é obrigatório. Dessa forma, a organização dos registros fica melhor. Outra forma de criar os Tipos de SOCGED, de forma automática, é no momento da criação do primeiro lote de cada layout no Portal eSocial.

2. É possível excluir um tipo de SOCGED onde foram cadastrados todos os leiautes juntos?
R: Se o tipo de SOCGED não estiver sido utilizado, será possível excluir sim.

3. Ao criar um lote no Portal, é possível que o SOCGED seja criado automaticamente?
R: Sim, caso a empresa não tenha realizado o cadastro do tipo de SOCGED para os eventos do eSocial, ao incluir um lote manualmente, o sistema apresentará um aviso perguntando se o usuário deseja cadastrar o SOCGED para o layout em questão.

3. Para realizar o envio para o SFTP, também é necessário criar o SOCGED?
R: Sim, mas o tipo de SOCGED será necessário para que o SOC possa gerar o arquivo XML no Portal eSocial, sem o cadastro do Tipo de SOCGED, o arquivo não será gerado, e por esse motivo não terá como enviar para o SFTP.

4. O cadastro do SFTP é um apenas para a empresa principal ou um para cada empresa?
R: O cadastro do SFTP pode ser configurado na empresa principal possibilitando que as empresas clientes também o utilizem. Caso desejado, seu cadastro poderá ser realizado também na empresa cliente.

Certificado Digital / Assinatura

1. O que é necessário para realizar a assinatura digital dos lotes no SOC?
R: Primeiramente é necessário possuir um certificado digital do tipo A1 ou A3, seja ele um e-CNPJ ou e-CPF, e que contenha registradas as informações do responsável pelo envio dos lotes, ou seja, se for um e-CNPJ, os dados que estão sendo enviados deverão ser do mesmo CNPJ.

Em caso de empresas (Prestadores de Serviço) que irão realizar a assinatura digital para seus clientes, será necessário que os mesmos realizem uma Procuração Eletrônica, que pode ser emitida através do site da Receita Federal (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login), para que o eSOCial identifique a quem pertence as informações.

2. Qual a diferença dos certificados digitais A1 e A3? Qual utilizar?
R: O certificado digital A1 é armazenado no computador e somente pode ser assinado na máquina onde foi instalado. O certificado digital A3 é armazenado em um token ou cartão que pode ser plugado em qualquer computador que realiza a assinatura. Cabe ao cliente optar pelo certificado que melhor o atenda.
Lembrando que, para utilizar a Assinatura Digital Automatizada, é necessário utilizar o certificado do Tipo A1.

3. Onde devo registrar meu e-CNPJ ou e-CPF?
R: É necessário registrar em um site de Certificados Digitais que seja autorizado pela ICP Brasil, como por exemplo: Serasa Experian, Certisign, Valid, entre outros. O SOC, é compatível com qualquer certificado digital autorizado pela ICP Brasil.

4. O Médico e Engenheiro Responsáveis da empresa, precisam realizar a Assinatura Digital de algum registro?
R: Não. A Assintura Digital será realizada apenas pela empresa com seu e-CNPJ ou e-CPF.

5. Caso a empresa tenha um CNPJ raiz e várias unidade com este mesmo CNPJ raiz, temos que ter somente um certificado?
R: Somente as Empresas Principais ou clientes podem assinar digitalmente um arquivo XML, então, caso as unidades possuam a mesma matriz de CNPJ que a empresa, será necessário apenas o Certificado com o CNPJ da empresa, que assinará por todas suas filiais.
Caso a unidade possua CNPJ com a raiz diferente da raiz do CNPJ da empresa, se fará necessária a Procuração Eletrônica.

6. Existem prazos para retificarmos o registro?
R: O evento enviado incorretamente pode ser excluído (tornado sem efeito) desde que não tenha ocorrido o envio de evento posterior relacionado ao afastamento e nem tenha havido o envio de arquivo de folha de pagamento mensal de competência igual ou posterior à data de evento que se deseja excluir.

O evento enviado incorretamente pode ser retificado, desde que não tenha ocorrido envio de evento posterior relacionado ao afastamento ou o envio de arquivo de folha de pagamento mensal de competência igual ou posterior à data do evento que se deseja retificar. Caso já tenho ocorrido o envio de evento posterior ao afastamento, a retificação poderá ser realizada por meio de evento extemporâneo (de acordo com a regra REGRA_EVENTOS_EXTEMP) ou, na impossibilidade, pela exclusão de todos os eventos relacionados ao afastamento a ser retificado, na ordem inversa em que foram transmitidos.
Observação: A retificação e exclusão de eventos, atualmente está disponível apenas para o layout S-2230, pois é o único que está vigente.


7. Eu posso realizar a assinatura digital dos arquivos do eSocial de forma automática?
R: Sim. Para isso, é necessário realizar o upload do Certificado Digital no SOC e realizar a configuração do parâmetro "Assina arquivos automaticamente" na tela de Parâmetros eSocial.

Layout S-2210 Comunicação de Acidente do Trabalho

1. A CAT de óbito precisa ser uma "reabertura", ou seja, possuir uma CAT anterior, ou pode ser "Inicial"?
R: O cadastro da CAT de Óbito pode ser inicial. Não é necessário possuir uma CAT anterior cadastrada.

Layout S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador

1. É possível realizar o preenchimento em massa da tabela 27 na empresa Principal e copiar esse preenchimento para as empresas clientes?
R:
 Sim, ao gravar o preenchimento do campo Procedimento Diagnóstico (Tabela 27 - eSocial) dos exames na empresa principal, será feita a atualização na base de exames da empresa principal e das empresas clientes.

2. Qual a diferença dos campos "Ref./Seq." e "Inicial/ Sequencial (eSocial)", na tela de Resultado de exames?
R: Apesar de nomes semelhantes, estes dois campos são para atender regras distintas.
O campo "Ref./Seq." é utilizado para atender a portaria 19 referente a audiometria, onde o primeiro exame é tido como referencial, e os demais como sequencias até que, por ventura haja uma alteração no exame, e aquele passe a ser uma nova referência. Já o campo "Inicial/Sequencial (eSocial)", possui a regra imposta pelo eSocial de que todo primeiro exame será Inicial, e os demais sequencias.

Layout S-2230 Afastamento Temporário

1. Referente ao campo "Afastamento com o mesmo motivo no período de 60 dias (eSocial)", é um campo de resposta SIM/NÃO, caso o colaborador já possua um afastamento com o mesmo tipo que está sendo cadastrado no momento. Não encontro o campo no SOC, e nem o campo técnico na WS de Licença Médica.
R: Na tela do SOC, o campo será exibido ao gravar a Licença Médica (Atestado) e ao alterar, com as opções:
- Calcular o agrupamento de mesmo motivo.
- Licença Médica faz parte de um agrupamento de mesmo motivo.
- Licença Médica NÃO faz parte de um agrupamento de mesmo motivo.
Já no serviço, o campo é o "existeLicencaMesmoMotivo60Dias".


2. Referente ao campo "Origem Alteração Atestado". É um campo de escolha com 3 opções: "Revisão administrativa", "Determinação judicial", "Por iniciativa do empregador". Não encontrei este campo no SOC, e nem o campo técnico na WS de Licença Medica. Onde posso encontrar?

R: Na tela 1195-Afastamento Temporário (eSocial), os campos de retificação: "origRetif", "tpProc", "nrProc", somente serão exibidos quando ocorre alteração do valor do campo "Motivo Afastamento (tabela 18)", de "01" para "03"ou de "03" para "01".

3. Como funciona o "Agrupamento" das licenças no eSocial?
R: Deverão ser agrupadas até 9 licenças referentes ao mesmo afastamento, que não possua intervalo entre elas. Quando agrupadas, será gerado apenas um arquivo (xml) no Portal eSocial, referente a esse afastamento, dessa forma, as "9" licenças serão tratadas como apenas 1 registro.

4. Os registros de 1084-Atestado de Saúde + 1195-A fastamento Temporário (eSocial), irão substituir os registros de 253-Licença Médica + 726-Afastamento? 
R: Atualmente tanto a tela de Licença Médica como a tela de Atestado de Saúde iniciarão um Afastamento Temporário (eSocial). Porém na tela de Afastamento Temporário (eSocial), só poderão ser cadastrados afastamentos referentes ao eSocial e a tela de Afastamento Temporário (INSS), apenas afastamentos previdenciários.
Futuramente, a tela de Licença Médica será descontinuada.

5. As informações de qual tela serão enviadas ao eSocial pelo layout S-2230.
R: Serão enviadas as informações cadastradas na tela 1195-Afastamento Temporário (eSocial).

Layout S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco

1. É possível realizar o cadastro de Periodicidade para o layout S-2240?
R: Atualmente não é possível. Estamos trabalhando para que fique disponível o quanto antes.

2. Quando o layout S-2240 estará disponível no Relatório de Inconsistências e para as indicações de inconsistências em tela (Tarja Amarela)?
R: A previsão para a implementação das indicações de inconsistências para o layout S-2240 é dezembro/2019. 

3. Na tela de cadastro de Cargo, qual o Limite de caracteres para o preenchimento do campo "Descrição Detalhada"?
R: Quando o parâmetro "Obriga campos do Layout S-2240" estiver habilitado, será possível incluir até 999 caracteres neste campo.

4. No caso do ruído, precisaremos informar dois códigos? (Trabalhista e previdenciário)
R: A duplicação dos fatores de risco "Ruído contínuo ou intermitente", identificado pelos códigos "01.01.002" (legislação previdenciária) e "01.01.021" (legislação trabalhista), e "Temperaturas anormais (calor)", identificado pelos códigos "01.01.018" (legislação previdenciária) e "01.01.023" (legislação trabalhista), na tabela 23, ocorre em virtude da divergência de metodologias e/ou procedimentos previstos nas legislações previdenciárias e trabalhistas para análise e avaliação de tais fatores de risco. Assim, sempre que prestada a informação de tais fatores de risco, será necessário utilizar os dois códigos, observando a legislação de regência.

5. Poderia citar um exemplo de um risco que não será enviado ao eSocial?
R: Riscos que não estiverem vinculados a tabela 23 de riscos não serão enviados para o eSocial.
Os riscos deverão ser informados de acordo com a legislação e normas técnicas sobre o tema.

6. Em casos que o trabalhador tenha exposição solar, devemos informar qual código?
R: Se referente a calor, existem dois fatores que podem ser utilizados, 01.01.018 - Temperaturas anormais (calor) (legislação previdenciária), 01.01.023 - Temperaturas anormais (calor) (legislação trabalhista).

7. É obrigatório o envio para o eSocial de medições abaixo do Nível de Ação?
R: Quando do registro da intensidade/concentração/dose da exposição do trabalhador ao fator de risco cujo critério de avaliação seja quantitativo, deve ser inserida no campo {intConc} o resultado da medição com a utilização de ponto para separação das casas decimais e no campo {unMed} deve ser registrada a unidade de medida utilizada. Uma vez reconhecido o fator de risco em determinado ambiente, este deverá ser informado, bem como a correspondente intensidade/concentração/dose, independentemente de este valor ter ultrapassado o nível de ação ou limite de exposição.

8. É obrigatório enviar para o eSocial o CA do EPI?
R: A informação do CA somente não será obrigatória nos casos de empregado que realiza trabalhos no estrangeiro e utiliza EPIs não comercializados no Brasil e também nos casos de empregados que utilizem equipamentos listados na NR31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura - porém não incluídos na NR6 - Equipamentos de Proteção Individual. Nestes casos a empresa deverá descrever o EPI no campo {dscEPI} de forma sucinta e objetiva. Nos demais casos, ou seja, nos casos em que o EPI possuir CA este deve ser informado e a descrição do EPI não será necessária.

9. É obrigatório preencher a Validade do EPI para o evento do eSocial ou somente a Validade do CA?
R: Não é obrigatório o preenchimento ou envio dessas informações, porém, será necessário informar se foi verificado o prazo de validade do CA na tag {przValid} .

10. O que é a data início condição? Quais datas podem ser consideradas para preenchimento e envio dessa informação?
R: A "Data Início da Condição" é a data inicial da exposição do funcionário a determinado fator de risco.
O sistema irá considerar para preenchimento dessa informação: a própria "Data Início da Condição" preenchida na tela de característica do risco, ou, a "Data de Admissão/Mudança de função" do funcionário, ou, a "Data da Vigência do Evento" para o eSocial. A menor data entre esses itens informados, será considerada para envio.
Observação: Essa data deverá ser atualizada para o eSocial, caso seja realizada alguma alteração/atualização na exposição do funcionário.

11. "Data Início da Condição", incluímos a data referente ao início da exposição a determinado fator de risco em uma hierarquia, porém, o que fazer quando um funcionário inicia suas atividades nessa exposição, nessa hierarquia, posteriormente à inclusão dessa data?
R: Quando o funcionário é admitido após a data informada como data inicial da exposição na hierarquia, o sistema enviará para o eSocial a data de "admissão do funcionário", como data inicial de exposição.
A regra aplicada no sistema é: O sistema enviará para o eSocial a maior data entre "Data de vigência do Layout para o eSocial", "Data de início da condição", "Data de admissão do funcionário".
Lembrando que as exposições já criadas antes do início da vigência para o eSocial, não precisarão ser enviadas, só serão enviadas as exposições criadas a partir da vigência do layout, ou, quando realizada alguma alteração em alguma exposição já criada, pois nesse caso, a data deverá ser atualizada.

12. O que deve ser preenchido no campo: "Observação referente a Registros Ambientais"?
R:  No caso de riscos químicos, por exemplo, pode-se detalhar os produtos e o CAS referentes ao agente selecionado e mapeado como "Outros".
Para riscos quantitativos, como por exemplo o ruído, pode-se informar detalhes técnicos da medição.

13. O que seve ser preenchido no campo: "Descrição da Metodologia dos Riscos Ergonômicos"?
R: Deve-se informar qual foi a técnica utilizada para identificar o Risco Ergonômico em questão, para dar uma base da existência desse risco. Exemplo: FMEA, NIOSH.

14. Para o eSocial, é necessário assinar digitalmente os programas (PPRA, PCMSO e LTCAT) e novamente assinar no portal do eSocial (no lote, no caso)?
R: Não, no Portal eSocial do SOC o usuário irá assinar somente o arquivo XML, ou seja, somente as informações que são obrigatórias para o envio e não o documento em si.

15. Onde localizo os códigos de preenchimento 37 e 38, que trata do EPC?
R: Na tela 192 - Grupo de Exposição - Características do risco, na aba "eSocial".

16. O que preencher na tabela 28 eSocial - Cód. Atividades Perigosas?
R: Deve ser informado o código que corresponde às Atividades Perigosas, Insalubres e/ou Especiais desta caracterização. Caso não haja correspondência, informar o código [99.999] (Ausência de correspondência).

17. Onde eu devo cadastrar o Responsável pelos Registros Ambientais no SOC?
R: Cadastro de Pessoas/Usuários, é necessário marcar que a pessoa cadastrada possui a Atividade "Responsável". Para mais informações, consulte em nossa Central de Ajuda, o manual: Como criar Pessoas.

18. O Registro CAS deverá ser preenchido e enviado para o eSocial quando o risco for químico?
R: O envio dessa informação não será obrigatório, porém, caso deseje informar, pode ser enviado através do campo "Observação referente a Registros Ambientais".

19. Se utilizar o cálculo do NEN na medição, será enviado para o eSocial? Ou só o valor do campo "Valor encontrado"?
R: Caso utilizado, o valor final encontrado, será enviado.

20. Quando o risco é quantitativo e o cliente optou por não fazer a medição, como o eSocial vai entender? Será possível enviar as informações?
R: As informações referentes à medição deverão ser informadas. Será necessário um alinhamento com seus clientes, informando que o eSocial exige essa informação e, portanto, a mesma deverá ser preenchida e enviada.

21. O leiaute antigo havia o campo de alteração dos riscos data de início e fim. Como o evento S2240 inclui todos os riscos (ergonômicos acidentes físicos químicos biológicos) informações do LTCAT laudo, teremos que lançar tudo de uma só vez? Ou as informações podem ir separadas? Ou seja, as regras terão que ser enviadas de uma só vez tendo em vista que as informações ali são decorrentes de diversos documentos?
R: Podem ser enviados separadamente, desde que cumpridos os prazos de envio de acordo com a data inicial da exposição a cada agente.
Exemplo: O PPRA foi elaborado no dia 05/06 e a data inicial da condição é dia 10/06, o prazo de envio dessas exposições será até dia 07/07.

22. Nos riscos químicos, por exemplo: produto Veja Multiuso, temos hidróxido de sódio e hipoclorito de sódio, temos que informar o código de cada componente, mesmo que não seja manipulação com o produto direto?
R: No caso deste exemplo existem duas opções para o cadastro desse agente.
1º Desmembrar os compostos e cadastrar um risco para cada um deles, fazendo o envio separado,  descrevendo cada composto e sua concentração no campo de "Observação referentes a Registros Ambientais".
Caso essa primeira opção não seja possível, realizar da seguinte forma:
2º Cadastrar apenas 1 risco e classificar como "Outros" na Tabela 23. No momento da caracterização desse risco, descrever cada composto e sua concentração no campo de "Observação referentes a Registros Ambientais".

23. Precisamos informar o PPP?
R: As informações do PPP que deverão ser enviadas para o eSocial, estão incluídas no layout S-2240. Contudo, após a vigência do e-Social através dos chamados Eventos, pode ocorrer de ex-colaboradores das empresas solicitarem PPP relativamente ao período que trabalhou na empresa para fins de apostentadoria junto à Previdência Social, sendo necessário o respectivo fornecimento nessa condição, ou por força de lei exigidos em processos trabalhistas.

24. Preciso preencher os campos de EPI eficaz e EPC eficaz na tela "Inclui Validade da Característica"?
R: Para o eSocial, serão enviadas apenas as informações de EPI e EPC eficaz, localizadas na aba eSocial.


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